Africa-Press – Cape verde. Quinze jovens de variadas áreas receberam este domingo,16, os kits de promoção do auto-emprego avaliado em cerca de três mil contos, uma iniciativa do Governo, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A entrega, que decorreu no município do Tarrafal, faz parte, segundo o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, do Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo, criado em 2022, “extremamente importante” e que tem surtido efeito no mercado.
O também ministro do Fomento Empresarial e da Economia Digital avançou que, além de contemplar esses jovens com equipamentos para iniciar o próprio negócio, estes receberam também uma formação técnica e financeira.
Segundo o ministro, os jovens cabo-verdianos possuem ideias, têm energia e projectos, mas o que precisam é de oportunidades, daí, justificou a aposta do Governo na formação dos jovens e na entrega de kits, incentivando-os para a criação dos seus próprios empregos.
Igualmente, anunciou que o Governo está a trabalhar para que dentro de um contexto, desde que os jovens assumem as suas responsabilidades, se um jovem tem ideia, tem projecto e quer empreender, mas é “barrado” porque não tem bens ou fiador para conseguir um crédito nos bancos comerciais, este possa ter oportunidade sim, de empreender, evitando assim que a “circunstância do passado da família de um jovem a nível de património ou dinheiro seja uma condição para a perpetuidade do seu futuro em termos de pobreza”.
No seu discurso, o presidente do IEFP, Paulo Santos, destacou que a entidade tem cumprido o papel, apostando no empreendedorismo como uma via fundamental de combate ao desemprego em todas as ilhas, acrescentando que esta é uma aposta do Governo que tem dado os seus frutos e vai continuar a dar, criando sempre oportunidades aos jovens.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Tarrafal, José dos Reis, que também presenciou o acto, congratulou-se com esta iniciativa, sublinhando que o município precisa cada vez mais do seu activo, sobretudo activos jovens para colocar a sua capacidade, dinamismo ao serviço da causa maior, o “desenvolvimento”.
O autarca diz acreditar que a aposta na formação e a criação do auto-emprego é a via que se deve continuar a trabalhar, envolvendo os diversos parceiros como forma de “criar alternativas e rampas de oportunidades” para que os jovens possam colocar as suas capacidades ao serviço do município.
Já a recém-formada na área da cozinha e pastelaria, Edna Lopes, relembrou que a situação de vida e de subsistência no país está cada dia mais complicado, enaltecendo assim a importância de se investir na capacitação e depois enveredar para a área do auto-emprego e empreendedorismo.
Com o kit hoje recebido, Edna Lopes destacou, com “satisfação”, que na próxima semana já terá o seu local de trabalho mais apetrechado e capacitado para receber mais demandas, mas também para empregar outros jovens.
Zenilton Silva, eletricidade e eletrotécnica, é um outro beneficiário que louvou a iniciativa que, segundo o mesmo, apoia muitos jovens, principalmente os que querem enveredar para a área do empreendedorismo, pois, no seu caso informou que já prestava alguns serviços na área, mas com o kit, diz estar convicto que a sua capacidade de resposta será maior e mais célere, além de conseguir empregar outros jovens. A Semana com Inforpress
For More News And Analysis About Cape verde Follow Africa-Press





