Africa-Press – Cape verde. A eleição do novo presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) acontece no dia 25 de Maio. A realização do Conselho Nacional do partido está agendada para os dias 27, 28 e 29 de Junho, anunciou hoje o partido.
As datas foram aprovadas este sábado, em reunião extraordinária do seu Conselho Nacional, que decorreu na cidade da Praia.
“Reunião extraordinária do Conselho Nacional do PAICV aprova a data de 25 de Maio para a eleição do Presidente do Partido e os dias 27, 28 e 29 de Junho para a realização do Congresso Nacional”, anuncia o partido numa publicação na sua página de Facebook.
Em declarações à imprensa, o presidente do partido, Rui Semedo, disse que, caso seja necessário, uma segunda volta será realizada no dia 1 de Junho.
“Foi um ambiente de cordialidade, de abertura, de frontalidade, com posições claras. Mesmo as não convergentes foram expressas de forma livre, mas também cordial, e houve compreensão. As ideias foram confrontadas, mas saímos em condições de organizar com sucesso o próximo pleito eleitoral”, afirmou.
A decisão surge depois de o Tribunal Constitucional ter julgado “improcedente” o recurso interposto pelo secretário-geral adjunto do PAICV, Jorge Lopes, contra Francisco Carvalho, na corrida à liderança da força política.
Para além do presidente da Câmara Municipal da Praia, Nuías Silva, o presidente da Câmara de São Filipe, Francisco Pereira, o deputado pelo círculo da Europa, e Jorge Spencer Lima, empresário e presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde, concorrem à liderança do PAICV. As eleições acontecem já no dia 25 de Maio. Em Junho, o partido reúne-se em Congresso Nacional, momento em que se discutirá o futuro político da organização e a sua preparação para os próximos desafios eleitorais.
For More News And Analysis About Cape verde Follow Africa-Press